quarta-feira, 29 de julho de 2009

O Elinga não vai mais ser demolido

O celular tocou quando ainda era madrugada no Brasil, coisa de 8 da manhã em Luanda.

-- Yá, tás fixe? Tenho uma notícia boa para si, que sei que gostas tanto daquele sítio.

-- Aié?, respondi, brincando, uma vez que no Brasil a gente sempre diz: "não diga!" (quando na verdade quer é que o interlocutor continue a falar, no Brasil é tudo ao contrário).

-- Uma fonte do Ministério da Cultura me garantiu ontem que o Elinga Teatro não será mais demolido para dar lugar a um prédio de oito andares em formato de parque de estacionamento.

Nem o anúncio do que seria o final da crise financeira internacional me deixou tão feliz, confesso a vocês, porque só quem já viveu as noites frenéticas do Elinga (Zé, Ju, Xuxis, Fulano e cia. sabem bem) sabe que ali é "a balada" de Luanda.

--- Pois então, volte para cá pois, depois que "vocês" partiram, Luanda voltou a ser um deserto...

Ai, ai, ai, ai....

2 comentários:

Menina de Angola disse...

X, não quero te desanimar, mas essa história do Elinga já rendeu muito pano pra manga. A empresa que quer construir o parque de estacionamentos não recebeu nenhuma notificação oficial, aliás de oficial nem o Elinga tem. Depois que anunciaram uma normativa proibindo as demolições da baixa já perdi as contas de quantas foram a baixo... O quarteirão inteiro que fica na frente do Elinga foi abaixo. O quarteirão inteiro que fica atrás das bombas perto do Chá de Caxinde foi abaixo, o quarteirão inteiro ao lado daquele prédio verde, acho que pe dos correios, veio abaixo... Vc não vai reconhecer nada da baixa...

Mas enfim, tenho passado direto em frente ao Elinga, mas ainda não vi a noite voltar a ferver por lá...

Espero que dessa vez o Elinga sobreviva mesmo. Mas o que eu sei é que se não demolirem vao derrubar tudo dentro e só manter as fachadas de uma forma ou de outra o Elinga vai ficar um bom tempo sem ferver sábado a noite.

bj

fernando baião disse...

Pois é! A Menina de Angola tem toda a razão. O trungungu do kumbú ( a febre do dinheiro) a nivel de quem tem o poder é muito forte, sobretudo na especulação imobiliária na cidade de Luanda. O que o tal da Cultura disse, não se escreve, mas, vamos todos torcer para que seja verdade. Cá para nós que ninguem nos ouve, não acredito. Os exemplos são muitos, até largos e jardins (?) têm sido ocupados com prédios, quanto mais o nosso querido Elinga. As instalações do Elinga, foram em tempos idos, um colégio, chamado das Beiras, onde o nosso Presidente estudou, mas mesmo assim não acredito que não venha abaixo.
Kandandu