sexta-feira, 30 de outubro de 2009

África entre nós, do lado de cá

Foto: José Carlos da Silva
A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, por meio de sua Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, lançou em todo o País a Campanha Fotográfica África em Nós, durante os meses de junho a outubro do ano em curso, convocando a população a mostrar, por intermédio da fotografia, o que ela vê, sente e compreende sobre a presença e a herança africana no nosso dia a dia.

A proposta da campanha foi de um exercício de valorização da nossa grande diversidade cultural, pois esta África em Nós não esta mais sozinha, ela está misturada, transformada e refeita dentro da cultura nacional. Para a seleção das 100 melhores fotos, escolhidas por uma comissão julgadora, foram utilizados critérios como: concordância com o tema definido na campanha; criatividade; originalidade; estética; qualidade fotográfica (técnica); relevância da mensagem de prevenção e qualidade informativa.

As 100 melhores fotos serão publicadas em um livro e vão também integrar uma exposição, dentro da programação cultural do Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro.
O Concurso recebeu o espetacular número de 7.320 fotografias, destacando-se para o seleto grupo das 100 fotos pretendidas, a fotografia “Calvário”, de autoria de José Carlos da Silva – Natal/RN.

Informações retiradas do blog do competentíssimo fotógrafo potiguar Canindé Soares.

Um comentário:

Patrick disse...

Vale destacar também a série Nova África, que a TV Brasil vem emitindo toda sexta-feira, 22hs.