quarta-feira, 11 de novembro de 2009

E o Brasil apagou-se nesta terça-feira


Como toda Angola já sabe "nessa altura", tivemos um apagão de duas horas ontem no Brasil que afetou nada menos do que 800 cidades, deixou muita gente presa em elevadores, provocou batidas de carros, assalto e morte em SP e muita, muita indignação de quem vive no país com o maior volume de recursos hídricos do mundo e tem a maior hidrelétrica da Terra, Itaipu.

Para quem vive em Luanda, nada muito dramático. Mas, depois do último blackout, ocorrido em 1999 e de todo o esforço de raciomento de energia que a populção fez em 2001, nunca os brasileiros imaginaram que pudessem ser tão tapeados por esse governo que vive dizendo..."nunca na história desse país".

Realmente, nunca passaram um perrengue tão grande. Digo passaram, porque aqui do meu canto de Brasil a "luz não foi.." como diziam os meninos naquele cantinho da Rey Katyavala.

15 comentários:

Patrick disse...

Muito rápido no gatilho, X ;-). Ao que parece, a culpa é da CESP, companhia energética estatal subordinada a político brasileiro outro que não este vítima da charge.

animal oportunista disse...

A Itaipu não é a maior hidrelétrica do planeta, não mais. A maior hidrelétrica do mundo fica na china, lógico.
O último apagão foi em 2002, eu lembro bem.
A pane nos cabos elétricos, eu sou capaz de apostar, foi causada por uma tempestade solar. Já aconteceu igualzinho no Canadá, anos atrás. A incompetência do governo brasileiro, acredito, está em esclarecer ou até mesmo diagnosticar esse tipo de evento que será cada vez mais comum nos próximos anos.
O Lula é um filho da puta, mas não tem nada a ver como isso desta vez...

AM disse...

X.,

Aqui de Sampa eu senti falta do meu gerador barulhento da casa grande de Luanda... ai ai ai!!! A cidade ficou um breu que nem nos confins do Talatona eu tiha visto isso!

Abraços,

Anônimo disse...

Fico apavorado como há a necessidade, para alguns míopes e talvez viúvas do pdsb-pfl, de se colocar a culpa de tudo no presidente Lula.
O blecaute de última terça, longe de ser um problema de governo, pois não faltou investimento e nem planejamento de longo prazo, é apenas um problema elétrico.
O que deveria ser um motivo de orgulho dos brasileiros (A maior hidrelétrica do mundo em geração de energia e do sistema de geração e transmissão de energia mais seguro do mundo), não pode ser achincalhado por quem não entende do assunto.
O setor elétrico braileiro, ficou bem mal das pernas, quando nos governos Collor e FHC, se tentou a privatização a todo o custo. Como o FHC "tinha" que vender tudo, então as empresas não podiam investir para permanecerem "atraentes" ao capital privado.
Já nos dois mandatos do presidente Lula, os técnicos do setor voltaram a ser ouvidos, os planejamentos de longo prazo voltaram a ser executados, resultando nos vários leilões para a construção de usinas e subestações.
Mas, só sabe disso quem é da área, do setor, e viveu as mazelas da época do FHC e, o crescimento vertiginoso durante o pujante governo Lula.
Para o setor elétrico - insumo básico para qualquer país - os governos Sarney, Collor e FHC foram um desastre; já o governo Lula foi o mais competente nesta área.
Vale a pena lembrar... durante a era FHC a coisa estava tão ruim, que o Brasil importou energia da Argentina!! Era como se a Arábia Saudita resolvesse importar petróleo!!!
Depois de 2003, isso nunca mais aconteceu. Hoje temos energia de sobra, aliado a um sistema cada vez mais robusto.

F. disse...

Anônimo, esse Lula é mesmo do grande cacete. Seria melhor ainda se conseguisse trazer à luz (perdoem-me o trocadilho, não resisti) as causas desse pequeno "problema elétrico" que deixou "apenas" 160 milhões de brasileiros no escuro durante "apenas" cinco horas. Isso no melhor governo do mundo, o "pujante governo Lula", que "como nunca na história desse país" investiu no setor elétrico... Vai ver a culpa é da sua candidata à Presidência, a Dilma "Pé-Frio" Roussef, que declarou há três meses que não havia o menor risco de apagão no Brasil.

Patrick disse...

Bom mesmo é o José Serra :-). Depois que as 3 vigas de 80 toneladas desabaram no Rodoanel, o que o seu secretário declarou à imprensa? Tá na Folha Online o choque de gestão tucano:

O secretário de Transportes, Mauro Arce, afirmou que a fiscalização não será modificada. "Ela vai continuar como está, porque é adequada."

F. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
F. disse...

Esse Serra é um estúpido mesmo, Patrick. Ainda bem que vai deixar São Paulo em paz. Julgaste-me muito cedo, meu caro. Eu tenho outras preferências eleitorais, muito mais à esquerda do que as tuas.

Patrick disse...

O mundo não gira em torno de ti, caro F., portanto nunca tive a intenção de julgá-lo. Dei minha opinião tal como você deu a sua. Ao leitor, cabe pesar os argumentos, pesquisar o tema e tirar suas conclusões.

F. disse...

Desculpa lá, Patrick. Eu li aquele "seu secretário" e entendi que era meu. Mas na verdade era do Serra. Foi mal... hahahaha. Abs.

X disse...

Vamos parar de brigar (pq gosto dos dois amigos) e seguir em frente.

animal oportunista disse...

E o Coringão?

Menina de Angola disse...

kkk tenho a dizer que o blecaute foi minha culpa, kkk.. Quem mandou eu tirar férias? Ainal de contas não podia ficar tanto tempo em SP sem lembrar de Angola... Só esqueci de levar o gerador lá pra casa..


Mas o mais engraçado foram minhas amigas ligando desesperadas morrendo de medo do apagão como se fosse o fim do mundo...

Aqui já estamos tao acostumados que fui dormir o sono dos justos...

Anônimo disse...

Apenas um esclarecimento ao F.
O blecaute não deixou 160 milhões de pessoas no escuro por cinco horas.
O blecaute teve durações diferentes em cada um dos estados atingidos.
Na região sul, durou entre zero e catorze minutos. Na região nordeste, durou no máximo uma hora.
O único estado que ficou 100% sem energia foi o RJ, em todos os outros a falta de energia foi apenas parcial.
E, num sistema deste tamanho, reestabelecer a energia em apenas 4 horas é um feito. Deveríamos, como brasileiros, ter orgulho do que nossa Engenharia criou e não achincalharmos como se fosse algo ineficiente e sem valor.
Como eu disse antes, só sabe, de fato, quem é da área. Quem não é da área, só pode "achar".

Anônimo disse...

E acaba de sair a notícia que o Brasil esta importando energia da Argentina. Eita destino que maltrata. E olha que Lula vendeu a Dilma como ótima gerentona. Mal sabe o povo que a crise de hoje era montada já desde que Lula era presidente. Dilma é apenas a bucha do canhão do Lula e do PT.