terça-feira, 26 de janeiro de 2010

O Crescimento de Luanda

A cidade de Luanda completou ontem 434 anos, e geralmente por ocasião de um aniversário da nossa capital os seus habitantes fazem reflexões sobre o estado de uma das mais belas cidades de África.
Que Luanda ainda tem muitos problemas, decorrentes de vários factores combinados, todos nós sabemos. Os problemas da capital foram há muito identificados pelas autoridades, que têm reflectido sobre eles e têm tomado as medidas que se impõem para reverter o actual quadro de uma cidade cujas infra-estruturas não estavam preparadas para o crescimento que ela conheceu nos últimos anos.
Luanda fez anos, e os seus habitantes ficaram a saber, com satisfação, por ocasião das comemorações de mais um aniversário da capital, que muita coisa há-de mudar futuramente, com a implementação de um plano director, que está a ser preparado, e que visa, nomeadamente, o ordenamento urbano e a resolução dos graves problemas de que Luanda padece, como por exemplo o do saneamento básico.
A decisão de se conceber um plano director de Luanda terá certamente resultado do facto de que os problemas da capital, pela sua complexidade, não podiam ser resolvidos com paliativos. Os problemas de Luanda precisam, para serem resolvidos, de terapias de choque, que conduzam a curas que resultem em infra-estruturas duradouras e em boa qualidade de vida para as suas populações.
A governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo, referiu-se, por ocasião do aniversário da cidade, a um dos grandes problemas da capital que os seus residentes querem ver solucionado, o saneamento básico, o qual tem causado muitos transtornos às pessoas, sobretudo na época das chuvas.
Disse a governadora de Luanda que “sem que se resolva o grave problema do saneamento geral da cidade, as pessoas vão continuar a viver situações semelhantes às que ocorrem depois das chuvas”.
Ao que parece, o saneamento da cidade constitui para as autoridades uma das questões centrais no quadro dos vários problemas que Luanda tem. Na verdade, o crescimento de Luanda implica a existência de infra-estruturas que o possam sustentar, a fim de que as pessoas possam viver em ambiente sadio.
Apesar de os problemas de Luanda poderem levar ainda algum tempo a serem resolvidos, é entretanto bom saber que tudo está a ser feito para que a cidade capital cresça ordenadamente, um crescimento que não se limita à construção de habitações mas que implica também a prestação de importantes serviços à população, como o fornecimento de água potável e de energia eléctrica.
Luanda é hoje uma grande cidade, que tem
mais de quatro milhões de habitantes, pelo que se impunha um plano que previsse obras à altura da nova dimensão da capital. Acreditamos que daqui a alguns anos os habitantes de Luanda terão uma capital com menos problemas e com mais qualidade, o que se vai repercutir positivamente nas nossas vidas.
Luanda está a crescer , e pretende-se
que o seu crescimento não resulte no futuro em mais
problemas para
os que residem na capital e não só. Esperamos ansiosamente
pelo plano director, que constitui
sem dúvida um precioso instrumento
que vai permitir
transformar Luanda numa
cidade
em que todos
se possam sentir bem. Luanda
pode tornar-se
num excelente
lugar para
se viver .

Fonte: Jornal de Angola

2 comentários:

F. disse...

a respeito de previsões futuras, querido X e visitantes desta casa, sugiro fortemente a leitura de Barroco Tropical, mais recente livro do polémico Agualusa, que se passa na Luanda de 2020. Muito interessante o exercício, embora não seja este o principal da trama.
Abs,

X disse...

F., tô bem curioso pra ler. Pega o seu exemplar, já lido certamente, e me manda pelo correio.
ahaha