segunda-feira, 25 de maio de 2009

Terá sido só um sonho?

As fotos se sucedem no portão de entrada desta Casa, assinadas por mim, como se quisessem provar que foi tudo verdade, que sim, durante um ano eu estive lá, a viver Luanda, a sofrer Angola como os melhores angolanos... Não há outra explicação para os 4 gigabytes de imagens e filmes guardados dentro de um ficheiro inequivocamente denominado "Angola 2008".

Por vezes me pego pensando, porém, e tudo o que vivi me parece tão distante, tão irreal. Como se tivesse sonhado esse ano inteiro, ou apenas me apropriado de histórias de outras pessoas que nunca chegaram a ser minhas num continente distante em que jamais pisei. Ainda não completei três meses no Brasil e África já me soa misteriosa, insondável; como se uma eternidade tivesse passado desde que saí de Angola.

Como relatou o X. aqui outro dia, também já me foge da escrita o sotaque angolano que tanto me custou conquistar (exceção honrosa ao "desculpa lá" e ao "telemóvel", que continuo a usar para espanto geral dos interlocutores brasileiros).

Luanda me abandona aos poucos e só me salva a pasta de fotos e filmes que traz no nome o ano, 2008, como se estivesse a me dizer que se hoje está só, aguarda ansiosa a companhia de outros ficheiros com o nome de Angola.

6 comentários:

fernando baião disse...

Dizemos que quem bebeu água do Bengo, volta sempre. Angola vai ficar sempre no teu coração pois apesar de todas as malambas, o angolano, na sua grande maioria, é um povo generoso. Os problemas porque passaste, falta de água, luz, o lixo, mudança de casa a toda a hora, vão ficar gravados na tua memória e apesar de não terem sido nada agradaveis, te lembrarão para sempre, nós os angolanos, irmãos de longa data, dos brasileiros.
Um kandandu muito forte

Migas disse...

Isso é saudade, F.? Eu não sei como será quando me for embora mas, tenho a certeza que a nova adaptação vai ser demorada. Acho que não vou virar a página muito facilmente. :o)

Beijos para ti e P.!

fernando baião disse...

Quando a Migas for embora, vamos também ficar com uma lágrima no canto do olho e sabemos que vai ser dificil nos esquecer, os angolanos, apesar de todos os pesares.
Kandandu forte

casa da poesia disse...

"Negema wangu binti"

Valdemir Reis disse...

Olá estou visitando e quero registrar minha satisfação ao passar aqui. Fica minha gratidão por sua amizade e atenção. Tudo isto nos fortalece e aproxima. Certo estou quando um amigo nos acompanha nenhum caminho é longo demais e vamos muito além... Saiba que gostei muito deste trabalho. Realizado com muita Inteligência e excelente qualidade, parabéns pelo post, ótima escolha, muito bom texto, gostei, meu reconhecimento e votos de muito sucesso e brilho. Honrado por sua amizade, espero por sua visita.
Quero compartilhar com você o poema abaixo do nosso imortal Vinícius de Moraes:
“Certas palavras podem dizer muitas coisas;
Certos olhares podem valer mais do que mil palavras;
Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora;
Certos gestos, parecem sinais guiando-nos pelo caminho;
Certos toques parecem estremecer todo nosso coração;
Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais,
Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre. Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.”
Desejo um fim de semana repleto de alegrias extensivo aos familiares. Forte abraço, paz, luz, saúde, prosperidade e muitas bênçãos. Fique com Deus. Felicidades.
Valdemir Reis

Menina de Angola disse...

F, está na hora de voltar e criar o ficheiro Angola 2009.

Voltei de férias essa semana e confesso ainda não me adaptei a Angola novamente.

Tá tudo tão diferente...