segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Kuduro eletrônico dominará o mundo

E não se dançou outro ritmo nos festivais de verão europeus, principalmente os realizados nos arredores de Lisboa, encerrados na semana passada, que não o Kuduro Progressivo do Buraca Som Sistema.

Trata-se de uma versão turbinada, mais sintética e de batida eletrônica mais forte ainda em relação à do Kuduro que conhecemos, nos apaixonamos e tentamos dançar em Luanda no ano passado - se bem que só o Candongueiro aprendeu.

No máximo, os brazukas e tugas encostam os joelhos uns nos outros, e só. No Chill Out e no Palos (se tiver reaberto), deve tá a cuiar... Na Gala da Chocolate já tocou no ano passado.

É uma força assombrosa o impacto desse ritmo nos ouvidos de quem não está acostumado, à primeira "oiçada". Simplesmente lisérgico, até. Portugal inteira cabulou e no ano que vem, no verão, certamente será a vez de todo o Brasil. Um carnaval do Kuduro, não haverá trocadilho melhor para a tv brasileira divulgar.

Saí pesquisando alguma coisa sobre o Buraka Som Sistema, cujo vídeo mandado pelo Candongueiro, publicado acima, é uma apresentação do grupo ocorrida na Tuga. Observem a catarse do público.

O Buraka Som Sistema nasceu na freguesia da Buraca, em Amadora, nos arredores de Lisboa, e o conceito de Sound System, como sabemos (ou os que lembram vagamente...), é oriundo da Jamaica. Os seus membros são Lil'John, Riot e Conductor. Têm como colaborador frequente Kalaf. Estilosos totallies.

O primeiro sucesso foi a música "Yah!", em 2006, com a participação de Petty, Kalaf e Bruno Silva (Crushing Sun), seguindo-se novo sucesso com "Wawaba".

Em 2008, os Buraka Som Sistema lançaram a canção Sound of Kuduro. Esta conta com a participação de M.I.A, DJ Znobia, Saborosa e Puto Prata, sendo este o primeiro single do álbum Black Diamond, lançado no verão de 2008 e agora estourado. Saudades dos cartazes pregados pelas ruas, anunciando as festas, geralmente no Cine Atlântico...

Se a sua conexão em Luanda ou em qualquer outro lugar é lenta, deixe o video acima baixar inteiro primeiro, afaste as poltronas, aumento o volume ao máximo e “wegue wegue”….e nem confiança para quem não entender o que eles estão cantando...

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
Parabéns pelo Blog....gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop.blogspot.com
Valeu!
Anselmo - SP

Anônimo disse...

Que mania dos tugas! Roubarem tudo o que os angolanos fazem... Eheheh!!!