terça-feira, 25 de maio de 2010

Considerações sobre o petróleo e o preço da gasolina


Olhem as ironias do mundo globalizado: Angola produz 1,9 milhão de barris de petróleo/dia e tem reserva de 14 bi - Tudo igual ao Brasil.

Enquanto o litro da gasolina custa R$ 2,70 (arredondando) em Natal, em Luanda é equivalente a R$ 0,70. Durma-se com 1 comparação dessas.

Sem contar q só há 1 refinaria em Angola, processando 3, 75 mil barris/dia, pouco mais de 50% da demanda do país. O resto é importado.

Quase o mesmo cenário da vizinha Venezuela, onde a gasolina custa quase nada. Pq no Brasil a gasolina é tão cara, algum economista explica?

4 comentários:

m.Jo. disse...

Meu querido X,
Economistas explicam qualquer coisa. Inclusive o porquê de o preço da gasolina ser inversamente proporcional ao tamanho da fila no posto.
Bjks

Patrick disse...

Impostos. Carga tributária.

Eu acho improvável que um brasileiro trocaria o padrão de serviços públicos de seu país pelo de Angola.

Se há alguém agindo errado nessa história é o governo de Angola. Vendendo gasolina barata para quem tem carro (e está, portanto, nos estratos superiores da sociedade angolana), enquanto milhões precisam de um padrão melhor de educação e saúde.

Afonso Loureiro disse...

Em Angola, o combustível é vendido mais barato do que o estado o compra. Se não há electricidade ou transportes públicos, subsidiam-se os combustíveis...

Anônimo disse...

Pois é verdade. Mas também em Angola, não são só as classes superiores que têm carro, qualquer badameco tem carro.