quarta-feira, 3 de junho de 2009

Reunião de Condomínio

Foi tudo em grande, como se diz em Angola. Na última sexta-feira, encontraram-se na cobertura das estrelas de Greg Salibian, o fotógrafo que viu Luanda como nenhum outro, a Branquela de Angola, a Ju, o F., e este que vos dedilha algumas saudades da Kianda, o X.

Tudo em São Paulo, a outra São Paulo, irmã-gêmea e prima rica da São Paulo da Assunção de Luanda (alguém aí sabia que é esse o nome completo da nossa querida "Rio de Janeiro de África" ou "Lisboa de África"?)

Ah, como foi bom ver que essas pessoas também existem do lado de cá do Atlântico. Sim, porque somente o F. eu conhecia de outros carnavais. As meninas e o Greg foi só em Luanda - e como Luanda eles só habitavam a minha memória afetiva.

Falamos de toda a humanidade, passando pelo emprego, pelas pessoas, pelos amores, pelas saudades, pelas frustações, pelo clima, pela decpeção como tudo acabou, pelos amigos do blog, pela política, pela ajuda mútua e, claro, pela vontade e desejo e possibilidade de uma dia voltar para Angola.

Estamos assim, hoje, no balanço geral:

  • O X. morando a mais de 2. 500 km do resto da malta, num canto do Brasil bem próximo de onde o voo da Aifrance se "despenhou" e sumiu, numa das história mais tristes que se possa contar nessa semana.
  • A Branquela de volta para o lugar de onde saiu antes de viver "pa" Luanda, com todas as suas roupinhas diáfanas (agora coberta de frio da cabeça aos pés) e olhares poéticos sobre o mundo.
  • A Ju, mais gente louca totally impossível, com mil planos novos na cabeça, dando para nós a certeza de que vai ser, no grupo, a mais mutável, uma vez que antes de voltar para casa no Brasil foi jogar um pouco de brilho na China.
  • O F., sempre sarcástico e com essas entradas na testa que só crescem, voltou temporariamente para o lugar onde nos conhecemos há quase dez anos, mas eu sei que ele não se adapta mais ao Brasil não, dado a aventurazona em que se meteu primeiro e depois arrastou, indiretamente, todos nós.
  • O Greg, ah o Greg, esse sempre tão gentil e observador da vida pelas lentes da fotografia, morto de saudades de Luanda, dizendo sempre que faltou algo, que lhe roubaram os doces como uma criança. E foi mesmo. Faltou a ele fazer "a foto" definitiva dessa cidade linda e ele ainda vai fazer.
  • Espiritualmente, estiveram presente o Zé, que nessa altura explora Maputo, e o João, perdido em algum lugar entre o Sudão e o Egito, outros dois lugares que devem ser fantásticos nesse continente fantástico.
  • E "toda a gente" que lê esse blog.

14 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A 5000 kms de distancia, mas na tuga, mando um abração a todos os que fizeram esta casa!

PS: X você razão, as saudades começam a bater...

m.Jo. disse...

Vocês todos fazem parte da minha memória afetiva.
Espero algum dia poder revê-los.
Bjks

Menina de Angola disse...

aiiiii que inveja... reunião de condomínio com esse friozinho gostoso de SP deve ter sido tudo de bom. Aqui em Luanda o cacimbo já chegou, não faz frio, mas não faz sol, os dias são cinzentos e tristes. Ou talvez eu esteja triste e não veja mais Luanda como antigamente. Mas o que importa é que a reunião deve ter sido ótima...

fernando baião disse...

Que pena não ter feito parte desse condominio, vou brevemente a S. Paulo e gostaria imenso de conhecer pessoalmente todos sem exceção.Vamos ver, como diz o angolano, tudo pode acontecer.
Kandandu forte para todos

X disse...

Respostas:
1) que comentário foi feito a ponto de ser excluído, F?
2)André, "aterro" aí dia 26.
3) MJO, vc tb estará sempre em nossos corações.
4) Menina, o frio de São Paulo está terrível, ou vc gostaria de enfrentar 3 graus numa madrugada? Brrr...Sim, fui no Brigadeiro da Padre Carvalho e lembrei de vc.
5) Baião, está na hora de trocarmos e-mails, pois não?
X.

Menina de Angola disse...

haahahaha X, esse friozinho de madrugada com choconhaque é tudo de bom... Rodizio de sopa... Fondue...ficar embaixo de um montão de cobertor comendo pipoca e vendo filminho... Usar aquelas roupinhas lindas de inverno que combinam com as minhas boininhas e cachecois... é tudo de bom...

Ahhhhh sabe que estive em SP em março, mas foi tão corrido que não deu tempo de comer brigadeiro, mas tambem lembrei de vc rs...

beijos cinzentos do cacimbo angolano...

m.Jo. disse...

Cobertor de orelha. Nem precisa do choconhaque...
bjks

fernando baião disse...

Oi, X,
meu email=fbaiao@netcabo.pt
Não manda virus, meu chapa.
Kandandu

F. disse...

eu tenho um plano de voltar. pra fazer um documentário sobre uma história louca que comecei a construir aí em conjunto com o Diário da África. Ainda vamos fazer aquele doc. Se o X. quiser participar, está convidado. Só não sabemos quando sai.

Anônimo disse...

O X. sempre tão querido.

Pelo que vi a reunião de condomínio foi com gente 5 estrelas.

Que booooooaaaaa notícia essa do F. e do X. voltarem.

Nós, os angolanos, tamos com bwé de saudades vossas.
Vcs são pessoas muito especiais e, de certeza, muito queridas em qq parte do mundo.

Kandandu
Fátima

Ju Borges disse...

Eu espero continuar gente louca totally em mtos cantos desse planeta enorme!!!! E to dentro desse doc tb, seja lá o que for ele!!!!
Adorei a reunião de condominio :)

Anônimo disse...

Saudades dessa galera. Que bom que Luanda os une!! Beijos HF

AM disse...

X.,

Nem pra ligar! E olha que aqui a UNITEL funciona bem! Abraços