sexta-feira, 13 de março de 2009

Da Barra do Dande à Ambriz – 1° Parte

Nada como um feriado prolongado para colocar o pé na estrada. E quando esse feriado é inesperado como o do dia 9/03 fica ainda mais gostoso. Para os brasileiros o dia das mulheres não é feriado e muito menos os feriados que caem de domingo são transferidos para a segunda. Não posso negar que esse feriado foi três vezes mais gostoso que os outros.

Continuando a minha missão de conhecer o que Angola tem de melhor coloquei o pé na estrada a caminho de Ambriz, província do Bengo, mas que fica do lado oposto a Cabo Ledo.

Quando chegamos na Barra do Dande descobrimos que não havia bomba de gasolina por lá e que meio tanque não seria suficiente para ir e voltar.

Não tivemos alternativa além de dar meia volta até Panguila e encher o tanque. Não havia gasolina na bomba de lá, novidade! O maior produtor de petróleo da África quase não tem bombas de gasolina e na maioria delas falta o combustível. Mas essa história todo mundo já sabe.

Depois de idas e voltas chegamos na Barra do Dande tarde e resolvermos dormir por lá mesmo, pois já sabíamos que a estrada até Ambriz não estava em boas condições.

O lugar escolhido foi o paradises, e que surpresa, tendas com camas e sem café da manha por KZ 5.000 (facada!!!). Mas o que mais me irritou no lugar foram os seguranças. Aqueles que recebem uma ordem e não conseguem entender que existe uma coisa chamada flexibilidade.

Acontece que no tal Complexo Turistico Paradises existe um restaurante e não se pode levar nenhum tipo de bebida ou alimento para o local, tudo tem de ser consumido lá. Nós estávamos de passagem e com a cooler repleta de coisas para ficar 3 dias fora.

Como íamos apenas passar a noite combinamos com a moça que levaríamos as coisas para a tenda pq o carro ia ficar muito quente. Quando fomos tirar as coisas do carro vem o segurança com toda aquela delicadeza e fala que não pode, não pode, não pode...

Eu que já estava mal humorada com essa história e rodei a baiana RS. Acho que o mocinho se assustou pq foi embora.. Na porta da tenda chega outro segurança e mesmo depois de dizer pela milésima vez que a moça tinha autorizado, que as comidas iam estragar no carro, que não íamos consumir ali e bla bla bla, ele faz cara de mal e fala que não pode, que ninguém avisou ele. Juro que se eu estivesse sozinha tinha ido embora, mas enfim o jeito foi fazer cara mais feia que ele e mandar ele ir falar com a gerente.

Bom, mas tirando a chatice dos seguranças o lugar é muito agradável, tendas e bangalôs espalhados por uma vasta área de praia, balneários em relativa condição de uso e praia e mais praia.

No dia seguinte acordamos cedo e curtimos um pouco da Barra do Dande, mais uma praia linda, de águas quentes e areia fofa. Mas como em todo o lugar muito lixo. Depois de uma longa caminhada ao voltarmos encontramos várias pessoas fazendo praia com som no último volume, churrasco, comidas e muito lixo sendo deixado pelas areias.. Uma pena!

2 comentários:

Anônimo disse...

pagar 5ooo Kz por uma tenda para dormir, é mesmo facada.
O melhor é fazerem o que faz montes de malta; numa das viagens de férias ao exterior do País,comprar uma tenda e pronto. O pb de "hotel" fica resolvido sempre que viajarem por Angola.
Temos de saber contornar o custo de vida tão alto, né?

bj
Fátima

P.S.: e as fotos do Ambriz?

Menina de Angola disse...

Pois é Fátima, até temos tenda e sempre acampamos em Cabo Ledo, mas como era a primeira vez na Barra do Dande achamos melhor dormir por lá. Agora já sabemos que no terreno ao lado da para acampar :)

Ainda não peguei as fotos de Ambriz, mas assim que tiver eu posto.

bj