sábado, 7 de março de 2009

José Eduardo dos Santos vai recandidatar-se


O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, vai recandidatar-se às eleições presidenciais de 2009, foi avançado pelo secretário-geral do seu partido MPLA.

Embora o actual presidente ainda não tenha confirmado a sua candidatura, o secretário-geral do partido afirmou que José Eduardo dos Santos é o «candidato natural» do partido. Uma vez que o MPLA venceu as legislativas de Setembro com 81 por cento dos votos, espera-se que o resultado das eleições presidenciais de 2009 dê a vitória a José Eduardo dos Santos.

As eleições presidenciais ocorrerão apenas depois de o Parlamento votar com uma nova Constituição, que irá estabelecer se os futuros presidentes serão escolhidos pelo Parlamento ou pelo povo, como acontece actualmente. Se for realmente o Parlamento a escolher o novo presidente é natural que José Eduardo dos Santos seja reeleito uma vez que o seu partido controla dois terços da Assembleia. 

Segundo Alcides Sakala, porta-voz do maior partido da oposição, a UNITA, «o presidente tem que ser eleito pelo povo» e, se for esse o caso, então «Eduardo dos Santos já é o vencedor».

Fonte:(c) PNN Portuguese News Network

4 comentários:

Anônimo disse...

J.E.S. é presidente de Angola há 30anos, e nunca foi eleito. Direta ou indireta, a eleição deste ano não fará diferença alguma. Se calhar, servirá para enfeitar curriculo. Se servir.

gugaqueiroz disse...

Acho que as notícias a respeito de assuntos políticos diminuem em grande escala a falta de informação da população de uma forma geral.

Parabéns.

www.coletivourbano.blogspot.com

Anônimo disse...

será que ainda não chegou a hora deste homem deixar o poder? coitados dos que não conseguem mudar.
joana castro

AM disse...

Está na hora do povo Angolano optar pelo desenvolvimento pleno ou ostracismo. O que vemos em Angola é ainda um desenvolvimento superficial, pra inglês ver. Porém, quais serão as opções da bancada de oposição? Este ainda é o grande problema. Não há, ainda, uma opção de voto que possa desbancar o José Eduardo e seu MPLA. Quando houver, talvez possamos levar mais a sério uma eleição no país de tantas riquezas culturais, mineiras e afectivas. Angola ainda é uma república de uma partido só. Todos rezam a mesma cartilha e necessitará de muito tempo para que ela seja revogada por uma oposição forte e séria. Vamos aguardar.