quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval de São Paulo homenageia Angola

Desfile da Tom Maior em 2008: o maior espetáculo da Terra vira os olhos para Angola

E tem mais Angola no Brasil essa semana!

Nada menos do que a Escola de Samba Tom Maior, representante máxima da minha querida Zona Oeste, em São Paulo, vai ter o país da Palanca Negra, do funge, do Kinaxixi, do Elinga, da Ilha de Luanda, das Quedas de Kalundulo, das Zungueiras, dos Kotas, Putos, Damas e Kambas como tema do desfile que vai colorir o sambódromo do Anhembi às 2h da manhã (hora local) do próximo sábado. Martinho da Vila vai ser homenageado também. A TV Globo Internacional transmitirá ao vivo (ou "em directo", ehehe).

De Luanda, fiquem com os dedos cruzados para a Tom Maior, que ficou em quinto lugar no ano passado, levar o título. E lembrem-se que no carnaval brasileiro tudo é estilizado. Os carnavalescos, esses verdadeiros poétas do asfalto, são livres para narrar o que querem. "Só quem sabe onde é Luanda saberá lhe dar valor", já cantou Gilberto Gil.

Patrulhas ideológicas, por favor, fiquem todas sentadinhas vendo o desfile! Nada de criticar as alas que falam da corte da Rainha Ginga ou das alegorias que retratam Agostinho Neto e outros vultos da Pátria, ok?

As informações abaixo são do jornal Folha de São Paulo.

Segundo o carnavalesco da Tom Maior, Marco Aurélio Ruffin, a sugestão do tema do enredo foi dada pelo cantor Martinho da Vila, que também será homenageado devido a sua canção "Tom Maior", que inspirou o nome da escola. O músico também é destacado por ser o embaixador cultural de Angola no Brasil.

Enredo

O enredo "Uma Nova Angola se Abre Para o Mundo! Em Nome da Paz, Martinho da Vila Canta a Liberdade" aborda a história, a cultura e, principalmente, a reconstrução de Angola após a guerra civil que devastou o país durante quase 30 anos.

"Angola tem muitas coincidências com o Brasil em relação à religião, à música e à espontaneidade do povo. Na verdade, a origem do samba se deu com o semba, uma música típica angolana que veio para o Brasil com os escravos e se transformou no samba", diz o presidente da Tom Maior, Marko Antônio da Silva.

O abre-alas da escola vai apresentar Angola destruída com o término da guerra civil. "Esse momento marca a destruição de Angola, mas também representa o início de um novo capítulo, um novo trajeto para o país. É um momento muito festejado por lá", afirma Silva.

Depois, a escola apresenta elementos da etnia angolana e da cultura do país africano, com destaque para a religião, que inclui a umbanda e a macumba.

As riquezas de angola também serão destacadas com um carro alegórico que representa o petróleo e outros minério explorados no país africano.

O último setor da escola vai fazer uma homenagem ao samba. Martinho da Vila deve desfilar neste último carro alegórico.

"A expectativa é superar o resultado do ano passado, em que ficamos em quinto lugar. Pelo nosso projeto acredito que estaremos disputando o titulo com certeza", diz o presidente da escola.

9 comentários:

zé maia disse...

Querida Zona Oeste? "Tôtali Vila Madalena..."

Anônimo disse...

Quem vai pagar? -- a pergunta que não quer calar.

Anônimo disse...

e para fazer parte dessa homenagem foram convidados alguns artistas angolanos que vão ficar ao lado do Martinho da Vila, a saber: Elias Dya Kimuezo, Yola Semedo,Yannick, Maya Cool, entre outros...

Anônimo disse...

Vai ter carro com foto do Zedu? Se não tiver, não é Angola...

Anônimo disse...

Caro X, chamam-se QUEDAS DE KALANDULA,yá mo Kota?
Bem vou me preparar pra ver o show do TOM MAIOR a representar a nossa Muangolêeeeee. Só espero que a EDEL não dê o ar da sua graça, naquele dia, naquela hora e no exacto momento. Senão em último caso vou correr em casa do vizinho!!!!!

Patyfendes

Anônimo disse...

Eutb quero um carro com a fotinha do Zedu, daquelas de quando ele era bem novinho! Produzindo para Transformar... UHU! "TÔtali Angola e Tôtali X" esse post.

Anônimo disse...

Acabei de saber que a esplendorosa Lesliane Pereira, Miss Angola 2008, também vai desfilar. Te cuida, Valéria Valensa, a ex-mulata Globeleza.

E olha, Lesli (para os mais íntimos, como este datilógrafo) trouxe um casal de Angola e outro de Moçambique para conhecer o carnaval de São Paulo e do Rio.

Tudo será mostrando no ecrã da Globo no Programa Revista África, no dia 28.

Quanto a foto do Zedu num carro alegórico, não vejo nada de absurdo, afinal este senhor, queiram ou não, faz parte da história do país.

X., já em Olinda e Recife, esperando a saída do Galo da Madrugada...

Anônimo disse...

é isso aí X., os nossos laços históricos e culturais a reactivarem-se com muita força!!
Bom de ver.....

gugaqueiroz disse...

O carnaval mostra um lado alegre e pagão do Brasil. O ruim é que não mostram a real façe violenta do mesmo movimento.

// www.coletivourbano.blogspot.com //