segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O que é que África tem?

O F. já referiu neste bonito post, o quanto Angola o mudou. Não sei ainda se, para o bem ou para o mal, mas muda sim. Também posso confirmar. Já na minha última viagem a Portugal eu senti isso. Perdida no meio de lojas com coisas e coisinhas que outrora eu talvez perdesse algum tempo a apreciar, neste momento, eu fico é com vontade de ir à minha vida. Sozinha, parei até durante uns segundos e senti-me uma estrangeira que não reconhece aquele espaço como seu. A confusão de pessoas, a música nas lojas, as escolhas entre o azul clarinho, o azul turquesa e o azul marinho. Simplesmente não dá. As depressões dos amigos (mais das amigas, confesso) porque os amores vão mal, porque o emprego vai mal, porque a vida vai mal. E, no meio das minhas conversas com um amigo Moçambicano a estudar em Portugal, percebo que afinal em África, somos muito mais felizes. E ele agradece-me por perceber isso. Percebo que afinal, apesar dos amores irem mal, dos empregos irem mal, da vida ir muito mal, aqui não sabem o que é ficar dias sem água, sem luz, sem palavras para descrever a miséria de alguns sítios do Mundo. Eu também me queixo e esperneio e digo mal da minha sorte. Agora menos vezes, curiosamente. E encaro as dificuldades com outra calma, com outro optimismo. Esqueço-me onde deixei o carro num shopping, ando uma hora à procura e nenhum dos parvalhões do parque me ajuda? A migas segue calma. Calminha. É doce para meninos.

3 comentários:

Menina de Angola disse...

Migas,

tenho de concordar com vc, estranhamente mesmo estando a 9 meses longe de casa ultimamente me sinto mais feliz como se de repente tudo estivesse mai cor de rosa, rs

bj

Anônimo disse...

Migas,
quem bebe a água do Bengo, nunca mais esquece Luanda, fica enfeitiçada, na grandeza de África,o seu cheiro, a beleza africana, a côr, o pôr-do-sol atrás do Mussulo, acaba por esquecer o lixo, o trânsito infernal e tudo o mais que preocupa o cidadão consciente.
Kandandu

Anônimo disse...

pois é Migas, e como tu cá em Luanda lavas os dentes com água do Bengo, tás lixada...já foste enfeitiçada!

boas férias
Marinela