sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Encontro com Mumuílas

Era um passeio sem maiores pretensões até Chibia, município a 42 quilômetros de Lubango. Com a estrada reparada recentemente, um pulinho.

A área urbana é pouco mais do que uma cidade pendurada numa estrada, embora já existam por ali algumas casas novas, vistosas, sedes de direções municipais. Mas aí esticamos até Havailo, uma comunidade rural cerca de oito quilômetros a frente. E foi lá que as encontrei, as mulheres da tribo dos Mumuílas.

Elas usam adereços de miçangas e panos coloridos na cintura. Não cobrem o peito. Enfeitam os cabelos com uma pasta feita a partir da mistura de gordura do leite com cascas e sementes de algumas árvores.

Diz-me a senhora que nos acompanha que elas fazem isso para evitar os piolhos, já que não lavam a cabeça.

Não tenho como confirmar a história, porque nenhuma mulher Mumuíla fala a minha língua, nem eu a delas. Só sei que foi muito giro esse encontro inesperado com um povo que ainda sabe preservar tão bem a sua cultura.

8 comentários:

Anônimo disse...

fotos lindas. A Huíla é uma província bonita, né?
Já agora, mais um pulinho e vão até ao Namibe...
Boa viagem
FC

João Paulo Toledo disse...

Parabéns pelas fotos!
Quando estive em Lubango foi uma aventura (e alguns kwanzas) conseguir uma foto com as mumuílas. Mas valeu. Elas são lindas e ao mesmo tempo enigmáticas. A história do piolho também ouvi e a pasta do cabelo ainda inclui estrume de vaca (lembre-se do odor fétido). A Chibia é isso mesmo, uma "cidade" pendurada numa estrada. Chegou a conhecer um kimbo próximo do hospital municipal?
Um abraço,
João Paulo.

Anônimo disse...

É isso aí F, reforso a sugestão do FC, se sobrar um tempinho, dê também um salto pro Namibe e de certeza vais te encantar com as Mukubais, que têm quase os mesmos hábitos e costumes das Mumuilas.
As fotos estão mesmo muito lindas. Força aí.

Patyfendes

Anônimo disse...

Quem me dera também aí estar...

Menina de Angola disse...

F, tô aqui me roendo de inveja (no bom sentido é claro), desde que cheguei em Angola não vejo a hora de conhecer Lubango. Mas até agora não consegui convencer ninguém a ir comigo e mesmo sendo aventureira ir sozinha está acima da minha vocação aventureira...

Bom, mas depois me mande todas as dicas, hoteis, lugares e etc...

Beijao e parabéns pelas fotos e histórias estão lindas!

Bibbas disse...

Fotos muito bonitas. Só espero que Jo Soares não as vejas e faça novamente um programa sobre a promiscuidade das Mumuilas...Parabens pelas fotos, estao devinais

Anônimo disse...

Caro Amigo:
As minhas melhores saudações,

Belezas naturais sem par,é isto por toda a Huila, gostei de rever as fotografias.
Já agora sugeria se possível uma passagem pelo Tchivinguiro, local por onde andei entre 1973/75 e agora em Portugal, sou webmaster da página desta Escola http://www.tchivinguiro.eu

Gostaria de obter permissão para a inserção das fotos no nosso site.

Continue com o belo trabalho apresentado.

Saudações cordiais
Manuel Duarte
Tchivinguiro WebServices

Mamãe de Luiz Eduardo disse...

Adorei o blog. Cheguei aqui depois de deparar c um vídeo racista veiculado na globo, programa jô soares, sobre estas mulheres lindas. E viva a diversidade!