sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Carta aberta aos irmãos portugueses

Em virtude do enorme mal-entendido causado pelo post "Por que alguns portugueses fazem questão de tratar com grosseria a "toda a gente"?", escrito por X. no último dia 6, decidimos tirá-lo do ar.

A decisão, tomada com a concordância do autor, baseia-se numa das premissas fundamentais desta Casa: jamais ofender a quem quer que seja. Embora a intenção do autor nunca tenha sido essa, ficou claro nos comentários dos leitores que muitos sentiram-se atingidos. E se isso acontece, então não há razão para que esse texto continue em nossas páginas.

Esta Casa é um espaço de diálogos, debate de idéias, exposição de problemas até, mas sempre com a intenção de construir, jamais o de ofender qualquer pessoa ou nacionalidade. Muito menos os nossos irmãos de Portugal e Angola, povos aos quais tanto devemos, nós brasileiros, da nossa formação cultural.

Aos que se sentiram ofendidos, pedimos que aceitem nosso sincero pedido de desculpas.

11 comentários:

Anônimo disse...

Não admira esta decisão. Confirma-se a diplomacia e bom-senso que já havia notado neste blog desde o seu início, razão pela qual me tenho tornado leitor ainda mais ávido. Se as senhoras são óptimas e divertidas escritoras, os homens descrevem episódios que todos já passámos ou entao sugerem aqueles sítios que só nós aqui conseguimos dar valor. Parabéns pela atitude e uma palavra de força ao X para os seus futuros contributos. J.J.

m.Jo. disse...

Lamento que tenha sido necessário excluir o post. Talvez bastasse trocar o título para aliviar o clima. De qualquer forma, deixo meu abraço solidário ao X.

Anônimo disse...

Até concordo que algumas pessoas tenham sesentido incomodadas com o post, mas tirá-lo? acho um pouqinho demais
Ele apenas expos suas impressões e sentimentos
Abraços

Anônimo disse...

Bravo malta, com humildade e franqueza, foi possível contornar-se este assunto. Por isso, digo que vocês são GRANDAS MWADIÉS!!!!
E ao X, força aí, malembe malembe, coragem e pensa na pátria!!!

Patyfendes

GED disse...

Não sei se faz alguma diferença retirar a carta, depois de o mal estar feito.
Há nalguma opinião publica brasileira, um sentimento de superioridade em relação aos seus "irmãos portugueses", e a necessidade de sempre que possível mostrar o seu desacordo, quase nunca balizado por nada de objectivo. O que digo, tem a ver com artigos periódicamente, estratégicamente colocados nos mais diversos "sites", como se pode comprovar vendo um post, já com algum tempo, no meu blog.
Seja como for, o meu conselho.
Por aí não é o caminho.
Um espaço de fraternidade, que é ou há-de ser a grande pátria lusófona, não se constrói assim, e quer queiram quer não, muita gente dessa pátria pensa assim.
Apesar de vocês.

Henrique

F. disse...

Caro Henrique,
Enquanto alguns acharam a medida exagerada, você a achou insuficiente... Na impossibilidade de agradar a todos, portanto, fiz o que agradava à minha consciência. Mais do que tirar o post, infelizmente, não posso fazer.

Um abraço,

GED disse...

Este é um assunto muito sério e claro que achei a medida insuficiente. Suficiente para mim, seria uma maneira mais fraterna de pensar. "Todos os taxistas do Brasil são gente simpática?"
Enfim, mas este também não é o meu caminho.
Quero crer que foi com honestidade que retirou o post.
Um abraço
Henrique

F. disse...

Pode ter certeza sobre as minhas intenções, Henrique. Mas já agora gostaria de fazer uma pergunta: já estivestes no Brasil?
Não pergunto por causa dos taxistas, que gente estúpida e desonesta existe em qualquer profissão e em todas as partes do mundo. Pergunto porque acho que seria bom fazeres uma visita para desmontares um pouco dessa crença de que o brasileiros desprezam os portugueses. Isso não é verdade. Idiotas preconceituosos existem lá, como existem também em Portugal e cá em Angola. Mas estão longe de ser a maioria. E não é encastelados nas nossas crenças nem dando destaque a ataques esporádicos de lado a lado que vamos construir uma maneira mais fraterna de pensar.

GED disse...

Jamais disse isso. Seria um erro primário.
O que eu disse e estamos totalmente de acordo, é que em todo o lado há de tudo. As experiências podem não ser boas e não reflectir a realidade.
sim, já estive no Brasil e senti-me bem.
quanto ao blog: gosto muito do que tenho visto e se não se importarem regressarei com regularidade.
Um abraço
Henrique

GED disse...

Já agora e como cartão de visita. Sou angolano do Cubal.
um abraço
henrique

F. disse...

O prazer em recebê-lo é todo nosso. Você é nosso convidado, Henrique. Um abraço.