domingo, 26 de outubro de 2008

Angola contra a Pólio

Caso 1 - Quarta-feira passada, município de Kakolo, a 150 quilômetros de Saurimo, na Lunda Sul.

O formador acaba de passar duas horas explicando a uma classe de mais de 40 voluntários as regras da vacinação. Angola elegeu 2008 como o ano da erradicação da poliomielite. Este fim de semana aconteceu a terceira fase da campanha neste ano. Toda a criança de 0 a 5 anos deve receber duas gotas da vacina contra a pólio.

Para aproveitar a mobilização, o Ministério da Saúde decidiu aplicar também doses de vitamina A e de albendazol para matar os parasitas que atacam as crianças. É aí que começa a confusão, porque as doses mudam de acordo com a idade.

O formador organiza um exercício. O primeiro voluntário, na frente da classe, começa a explicar:

- A pólio deve ser aplicada a crianças de 0 a 3 anos...

O formador interrompe para dar mais uma chance: Qual a idade?

- Ah, quer dizer, de 0 a 6 meses.

Duas horas depois, o jovem não havia conseguido registrar a informação mais simples de todas. Isso acontece porque os vacinadores são recrutados entre estudantes que se apresentam para ganhar uma camiseta, um boné e 7 dólares de refeição por cada dia de campanha.

Os jovens, apesar de freqüentarem a 8ª e 9ª classes, demonstram uma dificuldade muito grande para entender as regras básicas da vacinação. O problema não é do idioma, porque o formador é angolano. É da capacidade de compreensão dos alunos mesmo.

Por que o pessoal da saúde não é envolvido na campanha?, pergunto ao formador. Não teríamos gente suficiente, ele diz. Em Kakolo, são 15 equipas de três vacinadores, seriam 45 pessoas. E só existem 30 enfermeiros.

Mas porque os enfermeiros, então, não são chamados a liderar as equipes, mesmo que os outros dois fossem estudantes? Eles estariam mais preparados para evitar dosagens erradas.

- Os enfermeiros? Eles não aceitam participar sem ganhar extras. Por isso temos de recorrer aos estudantes.

Caso 2 – Sexta-feira, município de Saurimo, 8h30, início da campanha.

A campanha deveria ter começado às 7h30, mas uma hora depois os 450 vacinadores da cidade disputam, no pátio do hospital municipal, as camisetas e os kits de vacinas. Reina a desorganização.

Uma equipe finalmente parte para um bairro. Casa escolhida, um menininho de 4 anos vai receber a dose de pólio, o vacinador tira o frasco da geleira de isopor, abre o lacre. Pega o conta-gotas e... O conta-gotas não serve no frasco.

Os kits foram montados com o lote novo de vacinas e o lote de dosadores comprados na campanha do mês passado. Os frascos são diferentes, os dosadores não servem. É impossível aplicar a vacina.

Claro que não se pode condenar a campanha toda por estes dois exemplos de uma província. Mas saí com a impressão de que Angola ainda vai ter de lutar por muitos anos contra a Pólio.

3 comentários:

ELCAlmeida disse...

Parabéns pela dupla nomeação nos prémios BOBs 2008 (melhor weblog e melhor blog em portugues).
Cumprimentos
Eugénio Almeida

Migas disse...

Na realidade, os anos perdidos na guerra deixaram muita coisas por ensinar/aprender. Isto com o tempo vai lá mas, parece-me que também é preciso vontade. E, às vezes dá a entender que a vontade também falta. Não há dinheirinho, então não há trabalhinho, mesmo que por uma causa social... Mas ao mesmo tempo, às vezes também é difícil criticar, sem saber como é viver na situação que muitos profissionais vivem. Enfim, como se costuma dizer, é uma pescadinha de rabo na boca.

Abraço

Anônimo disse...

Um dia compreenderemos que nada é tão êfemero como a vida neste planeta e com ela o egoísmo, a vaidade exarcebada, a ambição desmedida, o poder. Aprenderemos que aqui é para se obter créditos com doação.
chr