segunda-feira, 24 de março de 2008

Quer morar em Angola?

Desde o início deste blog, vários amigos escreveram manifestando interesse em mudar para cá. Não se trata de desencorajar ninguém, mas é preciso saber onde se vai desembarcar as esperanças.

Luanda é a cidade mais cara do mundo. Exemplos? Um apartamento de dois quartos podre não sai por menos de 2 mil dólares. Se estiver bem arranjado, 4 mil dólares ao mês. Sem mobília e se for num prédio decadente. Os novos são raríssimos e, quando existem, estão fora da realidade.

Hoje fui ver um quarto-sala-cozinha-americana num edifício recém-construído. O dono quer 10 mil dólares ao mês de aluguel. E ainda tens de pagar um ano adiantado. Parece loucura e é. Mas é o mercado imobiliário de Luanda.

Portanto, não se iludam: quem lhe oferece o emprego em Angola tem de lhe garantir a casa.

Além disso, o caos urbano é uma realidade concreta. Imaginem a Saara (cariocas) ou a 25 de Março (paulistas) no dia 20 de dezembro, na hora do almoço, com o calor de 32 graus. Agora esburaquem as calçadas, encham o passeio de lixo e o ar de poeira. Esse é o dia-a-dia de 70% das ruas e avenidas de Luanda.

Por isso, quem lhe oferece o emprego, tem de lhe garantir, além da casa, o transporte.

Eu sei que você deve estar pensando: “ele está exagerando”. Eu também pensava isso quando lia blogs e comunidades do Orkut antes de me mudar para cá.

6 comentários:

Jaque disse...

Ok, F. ... Eu não quero mais morar em Luanda! hahaha... convenceu! Beijo e saudades, Jaque

Unknown disse...

Cabo Verde não é caro, mas tem poeira, calor, barata, falta água e luz. Mesmo assim, me apaixonei. Quem é picado pela mosca africana jamais esquece!!

F. disse...

Cê tá brincando Jaque? Tem uma comunidade no Orkut chamada "Eu quero morar em Angola" com 1.176 membros. Mariana, se você quer encarar Angola, vai fundo. Eu, como reincidente em África, não tenho moral para desencorajar ninguém.

Anônimo disse...

A grande questão é: O que pode mover alguém a abandonar sua Terra Natal? Para cada caso haverá um sonho, uma necessidade, uma fuga, um espírito aventureiro, tudo muito peculiar e particular.
Prof. R.

Unknown disse...

Mariana... que mosca é essa q te picou... O Negão fez um serviço bem feito, rssss...

Anônimo disse...

Em Angola é preciso saber onde queres morar primeiro, eu digo isto porque também estou a procura de casa pra minha familia e um amigo mei diss-me que conseguiu por volta de 100$ Americanos pela eu ainda tenh esperança que sera possivel procurar estas casas