quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Carnaval em Luanda, é em Janeiro

Ora, estava a menina migas toda cheirosinha, bonequeninha, bem dispostinha e outras coisas que tais, acabadas em inha, pronta para a festa de despedida dos queridos F. e P. quando,ao sair da sua humilde casinha, foi parada por uma senhora agente. Caso surreal número 1: a menina migas nunca foi parada por qualquer senhor agente nesta Luanda. Primeira vezinha, portanto. E eis que, a simpática agente informou que por ali, não podia passar. Caso surreal número 2: Desfile Carnavalesco, dizia a agente. A migas hiperventilou, claro. Hã? Como? E agora? Não pode ser! Desfile Carnavalesco em Janeiro? Como vou para a festa dos meus queridos? Os argumentos, seguiram-se, à boa maneira angolana. Ah, porque tenho um compromisso importante. Ah, porque eu passo rapidinho e ninguém vai dar por mim. Ah, porque eu tenho mesmo de ir. Ah, e se eu fizer de conta que também pertenço ao Desfile Carnavalesco? Nariz encarnado de palhaço, é coisa que trago sempre na bolsa, não vá precisar um dia. Mas nada. Os “não posso fazer nada” seguiram-se à mesma velocidade. E uma segunda agente dizia que tínhamos sido informados. Hã? Tu queres ver que andaram de porta em porta a informar que a rua ia fechar e eu estava a tomar banho e a cantar bem alto com os meus dois pulmõezinhos? Esse seria o caso surreal número 3 do dia. A menina não canta. Repira fundo e pensa, migas! Passemos ao Plano B: encontrar no meio do bairro um caminho alternativo e, pedir ajuda aos senhores angolanos das redondezas. Não há. Não há caminho alternativo. A pedinche continua, claro. E quando vão deixar passar? 21h, dizia a simpática agente. Hã? 21 quê? Mas são 16h! E eu tenho meeeesmo de ir. Eu também estou incomodada – rezingava a simpática agente – mas são ordens do chefe. Ora, ao fim de meia horita e depois da pressão de alguns angolanos que se juntaram, lá foi a menina migas, com pisquinhas intermitentes, contra-mão, a caminho da grande festa. Ah, assim vale a pena! Dá mais luta. Torna as coisas mais complicadas. Quase impossíveis. Afinal quem se lembraria de um desfile Carnavalesco em Janeiro?

3 comentários:

Anônimo disse...

Migas, suponho que tenha sido os desfiles de preparação pra o carnaval. Não sei em que zona da cidade foi, mas tem sido hábito neste mês, os grupos carnavalescos fazerem os seus últimos preparaos nas ruas mais amplas pra terem melhor visão do esquema de danças.
Suponho que seja isso. Porque carnaval é mesmo em Fevereiro.

Sds,
Patyfendes

Anônimo disse...

Migas, escreves muito bem, de maneira divertida e real. Gostaria muito de conhecê-la. Quando vier ao Brasil terei imenso prazer em recebê-la. Regina D.

Migas disse...

Sim Patyfendes, acho que era para a preparação. :o) Aliás, eu nem cheguei a ver qualquer desfile mas sim os autocarros cheios de gente, muito divertidos, a dirigirem-se não sei muito bem para onde. O corte da estrada, aconteceu na área da praia do Bispo. Aliás, espero que não pensem em ensaiar hoje outra vez que, a menina quer ir à praia! :o) Senão, lá vou eu de pisquinhas outra vez!

Regina, muito obrigada pelo seu comentario! Mesmo! Eu não sou brasileira e, por isso, não costumo ir a "casa" ao Brasil, quando vou de férias mas, ficou prometido com o F. e a P. que os visitaria em breve! :o)

Bom fim-de-semana às duas!
Abraço