segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Os que ficam (II)

Ele chegou em Luanda em janeiro, um pouco antes de nós, mas sofreu até um pouco mais para encontrar moradia. Talvez por isso, mas principalmente porque nossos santos simpatizaram desde o início, R. nos convidou para morar na casa dele.

Nos mudamos em outubro, mas é como se tivéssemos passado muito mais tempo lá. Na cozinha de R. descobri um gosto pela culinária do qual nem suspeitava. Sob a orientação dele aprendi a preparar alguns quitutes brasileiros, notadamente o pão de queijo, pelo qual me tornei responsável oficial nas festas que promovíamos.

Mas o bom professor não é aquele que ensina um prato. Receitas existem aos montes. R. ensinou-me a sensibilidade para sentir a textura dos alimentos, a flexibilidade para adaptar ingredientes e medidas, a criatividade para inovar em misturas e temperos.

Ele é mesmo assim. Está sempre criando algo novo, adaptando pratos aos ingredientes que Luanda oferece. Pelo exemplo, aprendi a inventar receitas que nunca haviam sido escritas, testadas e aprovadas em livros e sites. Coisinha simples, vamos deixar claro, mas que saíram totalmente desta cabeça mesmo.

Cozinhávamos, falávamos de literatura, música, economia; ríamos das novelas e sitcoms da TV Globo; bebíamos nosso vinhos, biricocas, scotchs e cantávamos acompanhados pelo violão do companheiro A.

Era como se já nos conhecêssemos há muitos anos, tamanha a afinidade. Foram os melhores dias que vivi em Luanda.




Agora vou para a Índia e uma das coisas que pretendo fazer é um curso de culinária indiana. Quem sabe não prosperam aquelas idéias soltas de um dia abrirmos um restaurante no Rio de Janeiro? Nunca se sabe...

Porque o R., o A., a F., a Flávia, a Branquela... São amigos que ficam, que ficarão para sempre.

Um comentário:

Menina de Angola disse...

F, olha acabei de preparar um feijãozinho básico e usei a dica que o R. me deu... Cara não é que funciona?! risos

O R, realmente é um chef de primeira porque cozinha com amor. Além de ser uma pessoa encantadora.

Se vcs realmente abrirem o restaurante eu já estou na fila.. rs

um beijo grande ao casal que vai e ao mestre cuca...