quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Essa você não vai ler no Jornal de Angola

Dia desses eu entrava num ministério em Luanda e dei de cara com um cartaz de um projeto social. Uma das fotos me pareceu familiar. Fui checar e bingo! Era uma imagem feita por mim e publicada nesta Casa.

Eu ficaria lisonjeado se tivesse sido consultado sobre a utilização da foto. Provavelmente a liberaria sem custos e poderia ter cedido o arquivo em alta resolução. Mas nada disso aconteceu. A foto foi “roubada” do blog sem prévia consulta e publicada em baixa resolução, o que resultou num resultado porco, uma imagem totalmente “pixelizada”. O cartaz em questão foi elaborado por uma consultoria de estrangeiros que certamente cobrou ao ministério não menos de USD 50 mil pela produção.

Esse caso é emblemático do tipo de “consultoria” que alguns expatriados prestam em Angola. Por que o governo não toma providências? Porque os poderosos angolanos são sócios dessa grande mamata.

Alguns estrangeiros que chegaram a Angola ainda no tempo da guerra, quando poucos se aventuravam, fizeram boas amizades no governo e Criaram empresas angolanas com sócios muito importantes no partido ou na família do presidente.

Graças a esses sócios, as empresas conseguem contas importantes dos ministérios, contratos milionários. Prometem consultoria com mão-de-obra especializada. Na prática, trazem poucos profissionais gabaritados pagando salários razoáveis, e um bando de jovens recém-formados ou mão-de-obra rejeitada pelos exigentes mercados de trabalho de seus países. A esses pagam entre USD 1000 e USD 3000 mensais. Como atrativo oferecem casa, passagens aéreas a cada três meses para os países de origem e carro com motorista. Tudo bancado pelos cofres do governo angolano.

Os contratos sempre prometem implantação e treinamento da equipe angolana que tomará conta do projeto depois. Na vida real ninguém ensina nada aos angolanos. Assim, o dono da consultoria perpetua o contrato milionário. É um grande negócio entre amigos.

Enquanto isso, no Jornal de Angola de hoje você pode ler sobre a linha de crédito que Angola vai abrir a Bissau. Tem também uma notícia sobre o aumento do volume de receitas da repartição fiscal do Namibe em 2008.

6 comentários:

Anônimo disse...

Ehé mana Migas, falaste mbora a verdade éh!!!
É que ninquém ensina mesmo quase nada aos angolanos que aí são em pregados, simulam uns tantos blablablas, figuras dalí, esquemas dalí, programas internos acolá, Engenheiro fulano, Dr sicrano e Mestre beltrano (aliás como é herança dos lusófanos todo aquele que veste fato e gravata = terno/paletó e gravata é Dr., Engº)e lá vamos nós todos em fila a seguir, aceitar e trabalhar pra ganhar apenas aquilo que hás de gastar durante o mês no taxi, i é, candongueiro e ficar com uns troquinhos pra.... é isso mesmo... pra...


Patyfendes

Anônimo disse...

Começo a ficar bué farto de vos ouvir.Se estao mal bazai porque angola ja ca estava antes de voces, aerogramas,cus de judas, branquelas, muambas e toda a bosta que vcs escrevem aparecerem.Acho que chega mesmo a hora de vos mostrar mesmo que angolano nao gosta que pulas tugas e brasas digam mal deles depois de ganharem o kumbu a fazerem quase nada.Desapareçam mesmo!

Migas disse...

Mana Patyfendes, a migas não escreveu este post... :o) Podia muito bem ter escrito mas, o mérito é todo do F.! :P
Engraçado que, de repente, tive noção que a polémica está associada a mim? Eh pá, porquê? Não percebo. :o)

Caro anónimo, uma dica. Eu, quando estou farta de algo, desisto. Aplica-se a muita coisa. Estou farta de ver um filme? Desligo. Estou farta de comer arroz? Como batatas. Estou farta de ouvir um cd. Ouço rádio. Estou farta de falar? Calo-me. Eh pá, se está farto de nos ouvir, assim como aos outros que enumerou (que eu até acho bem comportadinhos) que tal, desistir de nos ler? Hein? Ora diga lá se a migas percebe ou não umas coisas? É que, de repente, não sei onde é que obrigamos os leitores a cá virem. Não tem de levar com as nossas parvoíces, sim?

"Os contratos sempre prometem implantação e treinamento da equipe angolana que tomará conta do projeto depois. Na vida real ninguém ensina nada aos angolanos."

A migas, não explica o texto porque não lhe apetece mas, assim de repente, caro anónimo, o textito nem me parece uma crítica apenas a Angola/Angolanos mas também, aos "odiados" expatriados que ganham o kombu do seu país. E depois, não querem que eu fale naquela palavra começada por "b"... Ai, ai, ai. Há por aqui muita dificuldade de interpretação.

Parabéns F.!

Anônimo disse...

Esse Anônimo é mesmo um "mala". Cara, você deve ser mesmo incompetente para tudo, o pior, alguém de espírito muito pobre. Não consegue ler o que está escrito. Tudo que li neste blog enaltece o povo Angolano. Apenas faz referências duvidosas aos administradores, o que não é privilégio desse país. Quer você goste ou não, de maneira geral, com raríssimas exceções, políticos são todos iguais. Pensam exclusivamente nos "seus" e enxergam apenas o próprio umbigo. Alguns, originariamente puros, deixam-se inebriar pelo poder e passam acreditar que são Deus, Jesus Cristo ou algum assemelhado. O único problema é que querem "comissão" ou "gasosa" de tudo que intermedeiam. Entendem-se corretores de todas "boas ações" que podem "ajudar" a pobre sociedade.
Caro anônimo, com todo respeito que posso lhe ter como Ser Humano, leia com mais atenção e reflexão tudo que aqui vai escrito. Se pertence a nação Angolana, deve se orgulhar e fazer a sua parte.
chr

Anônimo disse...

Embora já tarde, ou quase, peço desculpas a Migas por associá-la a este post, mas foi em função do post sobre o carnaval em janeiro.
Logo depois de comentar sobre o carnaval, comentei logo sobre este também, e não tive o cuidado de ver quem tinha sido o autor.
Não foi mal intencionao.

Bué de 10culpas avilos.

Patyfendes

Anônimo disse...

Mais uma negociata da elite que nos governa,que tudo faz para aumentar as suas contas bancárias,lesando dessa forma o povo angolano e prejudicando profissionais competentes, que vêm para Angola dar o seu melhor.