domingo, 4 de maio de 2008

Dois pesos e duas medidas

Na hora de pesar o prato, a P. estranhou:

- 575g? Essa balança está certa? Olhando para o prato dá para ver que não tem mais de 400g.
- A balança está certa, senhora.

O meu prato já estava sendo pesado e o visor mostrava 1.595g. Um quilo, segundo o atendente, era o peso do prato. Mesmo assim, 595g era muita coisa para a quantidade de comida. Procurei, ao lado do caixa, o prato vazio que serve de tara e vi que ele era diferente do que estávamos usando. Busquei um prato igual ao nosso no início da fila e coloquei-o na balança: pesava 1.200g.

- Aí está o problema – eu disse. – O prato pesa mais do que vocês lançaram na balança.

O atendente fez cara de quem não entendia nada. Chamou outro. Nesse meio tempo, tirei a prova. Coloquei o prato que eles haviam usado na tara na balança e ele era 200g mais leve.

Os espertalhões usam um prato para registrar a balança e colocam outro, mais pesado, no serviço do bufê. Ficou assim esclarecido o nome da casa: o restaurante Magia faz truque na balança.

Para quem vive em Luanda, o restaurante fica no Shopping Chamavo, na Avenida dos Combatentes. Quando for comer por lá, atenção no peso do prato.

2 comentários:

Vivi disse...

Definitivamente isso não é privilégio de Luanda. Aqui em São Paulo acontece muito. eu demorei para perceber, sou uma pessoa lenta. Mas depois de quase um mês comendo no lugar, tive vontade de pedir reembolso! Não voltei mais.

Anônimo disse...

.......como a esperteza corre o mundo rapidinho...rs
chr