domingo, 7 de setembro de 2008

Última parcial nacional

Ao meio-dia, a parcial da lavada era a seguinte:

MPLA - 81%
Unita - 10%

O pleito teve problemas, sem dúvida, com a prorrogação da votação por um dia por causa da falta de material em algumas assembléias. No geral, porém, correu bem.

A Unita queixa-se de que houve violação da lei eleitoral e apresentou pedido de impugnação, que será julgado pelo Tribunal Constitucional. Alega que metade de seus delegados de fiscalização não foram credenciados pela Comissão Nacional Eleitoral, que faltaram listas de votação nas assembléias de voto e pessoas treinadas para trabalhar nas mesas de votação foram substituídas de última hora por pessoas estranhas ao processo.

Mesmo questionando o processo, diz que a vida continuará normalmente e que o partido exorta os angolanos a manterem a paz, porque outras eleições virão, agora a cada quatro anos.

Usa o seu direito de questionar o processo, mas com uma postura responsável, dentro da lei.

O grande vencedor, até o momento, é o povo angolano.

2 comentários:

Migas disse...

Se tudo correr como até agora, acho que acima de tudo, o povo angolano está de parabéns. Pela forma ordeira que se deixaram conduzir e sobretudo pela paciência e alegria, no dever de votar! Desconheço os valores de abstenção mas, parece-me que deram uma lição aos povos que, tantos anos lutaram por democracia e depois, na hora de votar, não exercem o seu direito e dever de voto! :o)

Anônimo disse...

Maioria absoluta com toda a transparência.

50%+31% sem interrupção da exploração do petróleo.

A democracia a funcionar.