quinta-feira, 10 de abril de 2008

Você conhece a poesia de Agostinho Neto?

Há quase um mês o debate que toma conta das páginas de cultura em Angola versa sobre a liberdade de expressão. O escritor José Eduardo Agualusa, um dos melhores da nova geração angolana, disse em entrevista o jornal Angolense que Agostinho Neto, primeiro presidente do país, era um poeta medíocre.

Imediatamente, vários escritores e intelectuais saíram em defesa das veleidades literárias do líder histórico do MPLA. E Agualusa vem sofrendo, desde então, um ataque feroz. A notícia mais recente, de hoje, diz que ele será processado judicialmente pela declaração. Prova de que Angola ainda não está tão aberta a opiniões divergentes das dos governantes.

Este vídeo, que encontrei no YouTube, mostra um dos poemas de Agostinho Neto. Ele foi postado por Kuribeka, que tem outros vídeos muito interessantes sobre fatos históricos de Angola, para quem se interessar.

4 comentários:

Anônimo disse...

A edição do Kuribeka (música e fotos) melhorou muito a poesia do Agostinho Neto.
O que é "muchima"?
Josie
PS - Também estou acompanhando o blog. Está muito legal.

F. disse...

Oi Josie, muchima é coração.

Anônimo disse...

Entendo que a simplicidade da poesia esteja relacionada com a cultura. De qualquer forma, se autêntica, sempre existe o desejo de expressar o sentimento, embora as vezes possam faltam recursos.
CHR

F. disse...

CHR, acho que a discussão sobre a qualidade da poesia de Agostinho Neto, pelo menos aqui em Angola, é um disfarce. O que está em discussão, na verdade, é se alguém tem o direito ou não de discordar do regime dominante. Se a um cidadão não é permitido sequer criticar a poesia de um herói nacional que já morreu, que dirá criticar abertamente coisas de que discorde na condução da política angolana.